quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Veja como seu animalzinho de estimação pode ajudar a relaxar, diminuir as dores e tensões sem precisar de remédios!!


Já é comprovado cientificamente que donos de animais de estimação são, em geral, mais saudáveis do que aqueles que não possuem pets. Pense nisso, pois para você que é portador de doenças que geram desconfortos psicológicos e dores, como a Esclerose Múltipla, os bichinhos ajudam a reduzir o estresse e também encorajam as atividades físicas. Com o objetivo de utilizar tais benefícios para melhorar o quadro clínico de pessoas em um ambiente hospitalar, asilos e orfanatos, os pets terapeutas têm conquistado resultados surpreendentes. 

Uma pesquisa recente revelou que o tratamento com os animais reduz o uso de medicamentos para dor em 50%. Julia Havey, da Loyola University Health System (LUHS), em Chicago, afirmou que “evidências sugerem que terapia assistida com animais pode ter um efeito positivo no bem-estar emocional e físico de pacientes”. A especialista liderou a equipe que produziu a pesquisa e divulgou os resultados na 18ª Conferência Anual da Sociedade Internacional de Antrozoologia (estudo das relações entre animais e pessoas), no Kansas, Estados Unidos. 

Pesquisas realizadas mundo a fora indicam que o contado com um animal produz uma serie de reações positivas no organismo, como baixar as taxas de colesterol e a pressão arterial. Já do lado emocional e psíquico, o contato com os animais propicia melhoria da qualidade de vida, das relações interpessoais e da cognição. Tudo isso porque essa relação provoca alterações hormonais que afetam o nível de endorfinas beta, febilata lamina, prolactina e oxitocina por períodos médios de 15.minutos. A liberação dessas substâncias diminui no organismo a ação do cortizol, o hormônio do stress, provocando sensações de bem-estar.




Baseando-se nisso, você que é ou não portador de Esclerose Múltipla, faça o teste. 


Fonte:
CAMILA R. LAMPERT, psicopedagoga.

ADRIANA LEMOS, psicóloga e jornalista (equipe Cuidarte).

MEDEIROS A. J. S.; CARVALHO S. D. TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS A CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, CEP 13083-970, Campinas, SP, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário