segunda-feira, 23 de março de 2015

Cuidadores e a depressão

É muito comum encontrarmos cuidados sofrendo de depressão. Como um cuidador, você está em uma situação difícil. A simpatia dos amigos e a preocupação dos profissionais de saúde estão focadas em seu familiar que está doente, entretanto, é preciso prestar atenção em como estas mudanças dolorosas podem afetar a sua vida negativamente. Com o passar do tempo, você pode começar a se sentir sozinho e abandonado. Esses sentimentos, juntamente com o conhecimento de que suas responsabilidades como um cuidador podem durar uma vida, faz de você o alvo perfeito para a depressão.

É claro que nem todos os cuidadores sofrem de depressão, mas muitos precisam de cuidados. Hoje, 72% das pessoas que cuidam de seus entes queridos que sofrem de doenças raras tem sinais de depressão. Os cuidadores de pessoas com doenças raras que dedicam 36 horas ou mais de cuidados semanais são mais propensos a ter sintomas de depressão ou ansiedade, do que outros familiares que não tem o papel de cuidadores. A incidência de depressão em cuidadores de pais é duas vezes maior; e os que cuidam de cônjuges a incidência chega a ser seis vezes maior, que aqueles que não têm esta responsabilidade.
Então, se você é uma destas muitas pessoas que cuidam de um ente querido que sofre de uma doença rara, e às vezes sofrem de depressão, você não está sozinho. A depressão é uma consequência muito comum da prestação de cuidados. Se você é uma destas pessoas que prestam cuidados e que sofrem de depressão, você pode estar se perguntando por que eu? Mas certamente nunca encontrará a resposta. A questão mais importante é: o que você pode fazer se estiver sofrendo e a depressão já estiver atrapalhando sua vida?

Procurar ajuda ainda é o passo mais importante, é nem sempre é tão fácil. Os sintomas da depressão, como letargia e desespero, podem dificultar este pedido de ajuda. Você pode se sentir constrangido com o estigma da depressão e simplesmente negar que alguma coisa está errada. Ou talvez você tenha ficado triste por muito tempo e acaba achando que é normal sentir-se mal. Tudo isso pode impedi-lo de dar o passo mais importante: buscar ajuda.

Se você acha que pode ter depressão, procure ajuda. A depressão pode ser curada, mas sozinho é muito difícil. A coisa mais importante é entender que você precisa de ajuda e aceitar esta ajuda. Existem recursos que podem ajudá-lo a encontrar o seu caminho para a recuperação e para uma vida mais feliz pra você e seu familiar.

Fonte: Cuidadores raros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário